29
Jun
2017

Desde o mês de maio de 2017, os casos de golpe envolvendo compras de veículos por websites têm aumentado em todo o Brasil. As quadrilhas têm feito cada vez mais vítimas. Através de um anúncio falso, os golpistas mantém contato com os “clientes”, que negociam valores por um bem inexistente ou roubado. Os sites de anúncios tem deixado a vida de criminosos mais fácil para o estelionato. Neste post, o Blog da Block Box te ensina a como checar os antecedentes de um veículo, para que, ao fazer uma negociação on-line, você não seja mais uma vítima de estelionatários.


Serviços on-line: Detran e Denatran

Comprar um veículo usado através da internet pode até ser mais vantajoso em questão de valores, mas o barato pode sair caro, e o prejuízo, maior que o esperado. Para evitar dor de cabeça, o site do Denatran possui uma ferramenta para consulta de multas e situação de roubo. Para acessa-la, o comprador deve ter em mãos os dados do documento veicular. Caso o vendedor se negue a passar determinadas informações, desconfie e não leve a negociação adiante. Com os dados do código Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), e CPF/CNPJ do proprietário do veículo, o comprador obtém uma informação completa do veículo, de histórico de multas à situação de regularidade do automóvel. O site do Detran de cada estado também possibilita a consulta dos dados através do informe de Renavam e número de placa/UF do veículo.


Agende uma visita

Após checar os antecedentes do veículo, marque um encontro com o vendedor, para que ele lhe mostre o bem a ser adquirido. A euforia de comprar um carro novo pode ser animadora, mas também pode lhe deixar vulnerável à malícia dos criminosos. Nunca prossiga caso o vendedor lhe peça um depósito antes da negociação, ou mesmo tente lhe acalmar alegando ser de uma concessionária. Estelionatários tendem a passar dados e endereços fictícios de lugares que realmente possuem uma concessionária, para que os clientes se tranquilizem ao simplesmente realizar uma pesquisa on-line. Caso o vendedor passe um endereço, visite-o e comprove a veracidade das informações. Pergunte sobre a procedência do veículo para funcionários da concessionária, e também pergunte do vendedor. Caso o mesmo se negue a lhe apresentar o bem, ou arrume sempre maneiras de adiar a visita, não continue fazendo negócio. Conheça o seu vendedor, pois é alguém em que você deve ter segurança ao realizar o pagamento.


Em todos os casos, previna-se. Segurança nunca é demais, e ao realizar negociações on-line o cuidado deve ser redobrado.


Caso de estelionato em compra on-line de veículos: saiba como se prevenir e checar antecedentes