31
Out
2017

Neste post, a equipe do Blog da Block Box resolveu reunir informações relevantes para o leitor que sempre esteve em dúvida quanto aos veículos que pode pilotar através de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Gostaria de saber qual a categoria precisa dominar a fim de trabalhar com transporte de passageiros? Cargas?


Confira abaixo uma lista das principais habilitações para cada categoria. Lembre-se que a categoria seguinte sempre inclui autorização de condução para todos os veículos anteriores.


Categoria Veículos
"A" Refere-se a todos os veículos de duas ou três rodas, com carro lateral ou não. Motocicletas estão aqui.
“B” Veículos cujo peso não ultrapasse 3.500 Kg, e que não exceda nove lugares, incluindo o do motorista. Caso haja reboque, a soma do veículo com o acoplado também não deve exceder o peso acima. É a categoria mais abrangente, contendo carros de passeio, caminhonetes, pequenas vans e utilitários.
“C” Veículos que excedam 3.500 Kg. Nesta categoria estão incluídos tratores de todos os tipo (de roda, de esteira e trator misto), unidades agrícolas e transporte de cargas, em geral caminhões.
“D” A categoria destina-se ao transporte de passageiros, em geral. Portanto, refere-se a veículos com mais de oito lugares (excluindo o do motorista), como microônibus e ônibus.
“E” Combinação de veículos que exceda 6.000 Kg, em que a unidade de reboque se encaixe nas categorias anteriores, tenha até seis mil quilogramas, e/ou exceda oito lugares. Veículos com dois reboques acoplados e ônibus articulados entram na categoria.
“ACC” Categoria excepcional à categoria “A”, refere-se a veículos de duas ou três rodas cuja potência tenha até 50 cilindradas, como, por exemplo, ciclomotores.
MOTOR-CASA Categoria excepcional à “B”, caso o veículo tenha até 6 toneladas, necessária à “C”, caso ultrapasse 6 toneladas, e exigida à “D” caso o motor-casa tenha mais de oito lugares, excluindo o do motorista.