23
Ago
2017

Assim como a maioria dos serviços relacionados ao Departamento Estadual de Trânsito de cada estado, a segunda via de documentos pode ser realizada inteiramente pela internet, garantindo ao motorista conforto e praticidade. O usuário do sistema pode escolher entre receber o documento em casa ou retirá-lo em algum posto do DETRAN.


O que é preciso?

O condutor que solicita o serviço deverá possuir documento com foto dentro da validade, estar em situação regular e possuir cadastro no site do DETRAN de seu estado (caso não possua, é necessário cadastrar-se).


Qual o processo?

Após logado, o motorista deve acessar a aba de "Serviços Online" no menu, e entrar na opção "2ª via da CNH". Após o processo, é necessário preencher uma série de informações, então esteja sempre com os documentos solicitados em mãos. Após a conclusão, é requerido o pagamento de uma taxa de emissão do documento, geralmente na média de R$50. Caso o cliente opte pela retirada num dos postos do DETRAN de sua preferência o valor fica em torno de R$40. Neste caso, o condutor deverá ter em mãos um documento com foto, protocolo de retirada e comprovante de residência com validade de até três meses. Para mais informações sobre os documentos requeridos, é aconselhável consultar o site do DETRAN referente ao seu estado. Parentes próximos do motorista também podem retirar o documento, caso levem o protocolo, RG e comprovante de parentesco.