10
Abr
2018

No post de hoje, o blog da Block Box resolveu esclarecer as dúvidas de todos os consumidores que tem o primeiro contato com o monitoramento de veículos e ainda não sabem diferenciar as principais funções das ferramentas mais utilizadas. Devido à insegurança pública também crescente no transporte, a busca por serviços de rastreamento como alternativa à segurança se torna cada vez mais relevante, e com ela, a necessidade de sanar as principais indagações.


Localizador, a isca

O localizador é o mais simples dos três dispositivos com relação às funções. Como o próprio nome sugere, ele entrega a localização de um veículo ou objeto. Porém, por utilizar de tecnologias como rádio frequência (RF) e triangulação GPRS, não entrega com precisão a geolocalização dos bens monitorados, tendo como margem de erro, em média, 50 metros da posição informada. A frequência de posições registradas também é menor. Este dispositivo, geralmente, é utilizado como isca de cargas, por ser de fácil manuseio e programação, permitindo que envie posições esporádicas durante vários dias, e facilite a recuperação da carga em caso de roubo.


Bloqueador, o mais conhecido

O bloqueador é um dispositivo instalado junto ao veículo que, quando ativado, impede o fornecimento de combustível. É popularmente conhecido no mercado como "Corta Corrente", baseado em um modelo de bloqueio onde o motorista tem a necessidade de apertar um botão escondido dentro do veículo para liberar o fluxo de combustível e, em caso de abordagem de bandidos, a não ativação significaria o corte do fluxo e o eventual bloqueio. Esta versão, apesar de ainda disponível para a compra, é menos segura, pois deixa a vítima ainda muito perto da ação ocorrida depois do bloqueio. Além disso, por ser uma técnica conhecida, já é esperada pelos assaltantes mais experientes.
A solução de bloqueador mais eficiente é a integração com o rastreador, onde a ativação se dá através da comunicação com a central de atendimento da empresa contratada, ou mesmo através de ferramentas disponibilizadas diretamente ao cliente. O rastreador, aliás, é o próximo da nossa lista.


Rastreador, a solução mais completa

Por fim, temos os rastreadores. Estas ferramentas de monitoramento são a solução mais completa de segurança via localização. Através de vários modelos que utilizam de GPRS (redes celulares), GPS (tecnologia satelital) ou mesmo híbridos, o rastreador entrega as posições com precisão indiscutível, maior frequência de informações, e até histórico de eventos. Além da superioridade com relação aos localizadores, também viabiliza, através de opcionais instalados, a automação do veículo. O gestor de uma frota, por exemplo, pode obter informações sobre o combustível, paradas não programadas, desvio de rotas, má conduta do motorista na estrada, etc. Toda a informação é disponibilizada online, por meio de visualização web ou por aplicativo. O rastreador, finalmente, permite a integração com o bloqueador, sendo uma opção mais segura de ativação do mesmo.


Serviços Block Box

A Block Box possui todas as soluções de rastreamento, desde a isca de cargas até o rastreador GPRS com bloqueador incluso. Para saber mais, acesse nossa página de produtos, e entre em contato com nossa central de vendas através do (11) 4063-2222.